Após a descoberta das capacidades de utilização do plástico, o mundo moderno já não consegue tirá-lo do seu dia-a-dia.

Muitos setores da vida estão envolvidos pelo plástico. O ser humano precisa dele desde a higiene até a saúde.

Em meados do século passado o metal, madeira e vidro eram usados pela indústria eletroeletrônica. Com o início do uso do plástico – material de baixo custo, mais leve, e que poderia ser usado em qualquer produto e com qualquer cor – começou a revolucionar o designer e a ergonomia dos produtos que hoje fazem parte do cotidiano das pessoas, no comércio e nas indústrias.

O plástico contribui para a otimização do processo de produção de partes e peças, aparelhos e equipamentos, devido sua facilidade de estocagem, transporte, leveza e principalmente pela sua característica termo moldável.

Evolução do Plástico

Com o crescimento do uso do plástico, muitos setores ampliaram a busca por soluções e tecnologias para o trato com o plástico.

Faculdades desenvolveram cursos para formar o profissional para atuar nas etapas de produção e transformação. Ele se torna apto para atuar nos processos de fabricação desde a preparação das matérias primas e os monômeros até os produtos acabados.

As indústrias pesquisam e buscam novos aditivos para o plástico capazes de melhora-lo. Além dos aditivos, surgem também no mercado os ultra polímeros – termoplásticos de ultra desempenho que oferecem uma combinação de resistências química, corrosiva e mecânica – que se destacam pela robustez em comparação aos materiais metálicos.

Além das novas tecnologias de produção há também as tecnologias de transformação que buscam sempre mais eficiência, economia de energia, mais produtividade, etc.

O grande trunfo mercadológico é saber como aproveitar os últimos recursos do mundo moderno para o plástico para benefício do cliente final. Trata-se da extensão do que o marketing pode viabilizar para as empresas e seus clientes. Estamos falando de design, ergonomia, percepção de seguro, de robusto, de moderno. Muito além de estética também funcionalidade efetiva, é entregar SOLUÇÃO!

Entrando no universo da eletrônica, o hardware de sua montagem, muitas vezes sozinho, cumpre a sua operação, mas é pouco prático, necessitando do plástico como roupagem para facilitar seu manuseio e proteger a eletrônica. Esta roupagem, na forma de uma caixa plástica ou gabinete plástico, muitas vezes dá a personalidade ao produto, geralmente é percebida como o próprio produto!